quinta-feira, 31 de maio de 2012





Entrevista
O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, conduzida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, que tem por objetivo promover a inclusão digital e social, além de estimular o uso da internet para enriquecimento da formação cultural, intelectual e social dos usuários das escolas da rede estadual de ensino.
O programa Acessa Escola disponibiliza o recurso BlueLab que permite o professor realizar atividades virtuais e em rede com os alunos de um modo pratico, eficiente e dinâmico.
Professores da nossa Escola Estadual Profª Mirella Pesce Desidere já participaram da preparação oferecida pelas estagiarias Adriane Lomas, Carol Antonucci e Raquel Boscoli e estão fazendo o uso da sala.
A professora entrevistada conta um pouco sobre sua experiência.
Profª: Maria Bueno
1-Como você se tornou professor (a)? Após 2 anos do termino do ensino médio fiquei pesquisando cursos superiores oferecidos pelas faculdades de Presidente Pudente. Me inscrevi naquele que tinha condições financeiras para fazer e com o qual mais me identifiquei. Gostei muito do curso e me realizei ministrando aulas.
2-Qual a importância da inclusão digital dos alunos? A inclusão digital é importante para toda sociedade. Os alunos não tem dificuldade com a internet, sabem melhor do que nós professores.

3-Como você vê a importância do programa Acessa Escola para alunos e professores? Uma ferramenta importante para o trabalho pedagógico e atualizada. Faz parte do contexto histórico social dos alunos.

4-Como foi sua experiência de utilizar a sala de internet como parte de sua aula? Foi meio frustrante pois não foi possível usar todos os computadores para ver o vídeo. Primeiro discutimos o assunto na sala e eles, os alunos pesquisaram, fizeram trabalho, exercícios da apostila e depois concluíram o assunto com um vídeo de campeonato mundial de Street Dance / B-Boy 

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Atenção alunos do período da MANHÃ!


Sexta-feira (25/05) não haverá aula para o período diurno pois a escola estará passando por 

revisão na parte elétrica.


Haverá aula normal para os da tarde e noite!

terça-feira, 22 de maio de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bom dia seguidores e visitantes de nosso blog!

Postamos álbuns de fotos de nossa escola referente ao ano de 2011.
Vsitem!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bom dia!

Mais uma vez a professora Rosângela Peres Guedes esta na área!
De acordo com a situação de aprendizado 2 da apostila vol.2 de língua portuguesa a professora esta desenvolvendo durante esta semana a pesquisa proposta  sobre Herbert de Souza em sua biografia. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Livro indicado da semana- O XANGÔ DE BAKER STREET


Livro indicado da semana- O XANGÔ DE BAKER STREET


 Resumo do livro O XANGÔ DE BAKER STREET

Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.

terça-feira, 8 de maio de 2012

olimpíadas



Atenção Alunos!

De 19 de março a 25 de maio estarão abertas  as inscrições para a 3ª "Olimpíada  
de Língua Portuguesa" Escrevendo o Futuro!

Saiba mais:



Entrevista




Entrevista

O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, conduzida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, que tem por objetivo promover a inclusão digital e social, além de estimular o uso da internet para enriquecimento da formação cultural, intelectual e social dos usuários das escolas da rede estadual de ensino.
O programa Acessa Escola disponibiliza o recurso BlueLab que permite a realização de atividades virtuais em rede com os alunos de um modo pratico, eficiente e dinâmico.
A partir daí a professora responsável pela sala de leitura da nossa escola Rita de Cássia Damasceno em parceria com professoras elaborou os seguintes projetos para serem desenvolvidos na sala de internet:

1. Lendo Monteiro Lobato: Em parceria com as professoras Maria José da Silva Cunha e Tânia Alves de Almeida para alunos de 6 ano tem como objetivo conhecer a vida e obras de Monteiro lobato, apreciando e valorizando o precursor da Literatura Infantil brasileira.

2. Hora do conto: Em parceria com as professoras Eva Gonçalves Bezerra e Márcia Cristina G. Tomitan com o objetivo de levar a leitura literária de uma maneira lúdica para que os alunos conheçam a obra, o autor e as historias, tanto de cunho popular como as eruditas e contemporâneas.

Entrevistamos a professora responsável pelo projeto...

Profª: Rita de Cássia Damasceno

1-Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional: Quando era aluna, a matéria que eu mais gostava era Português, principalmente  a parte de literatura, sempre gostei de contar e ouvir histórias. Decidi então cursar Letras. Hoje gosto muito do que faço, pois acredito que a literatura transforma as pessoas, pois amplia sua visão de mundo.

2-Qual a importância da inclusão digital dos alunos? Se não tivéssemos a inclusão digital o saber continuaria nas mãos de poucos. Não devemos ter preconceito às novas linguagens que surgem, mas procurar entendê-las e aplicá-las com direcionamento à ampliação de conhecimentos. Os alunos com os quais trabalhamos não apresentaram dificuldades quanto ao uso da internet, ao contrário, a dominam e ainda nos ensinam a lidar melhor com ela.

3-Como você vê a importância do programa Acessa Escola para alunos e professores? O programa Acessa Escola contribui para ampliação de conhecimentos, uma vez que pode ser usado como recurso pedagógico para aprofundamento de pesquisas de conteúdos trabalhados em sala de aula, estendendo a cultura e divulgando-a nas redes sociais.

4-Como foi sua experiência de utilizar a sala de internet como parte de seu projeto? Faz parte dos projetos da Sala de Leitura promover  atividades de leitura para os alunos conhecerem mais sobre a vida e obras de autores. As atividades de leitura incluem a contação de histórias que são trabalhadas em sala de aula e complementadas com o programa Acessa Escola. Os alunos vêm até a sala de internet e juntos pesquisamos sobre o autor. A pesquisa realizada pelo site de busca Google http://www.360cities.net/image/sala-do-stio-do-pica-pau-amareto-brazil#0.00,0.00,70.0 , nos possibilitou uma visita virtual pelo Museu Monteiro Lobato, situado na cidade de Taubaté, dando a sensação de estarmos caminhando pelos cômodos e bosque do Museu.