quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Entrevista


Entrevista
O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, conduzida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, que tem por objetivo promover a inclusão digital e social, além de estimular o uso da internet para enriquecimento da formação cultural, intelectual e social dos usuários das escolas da rede estadual de ensino.
O programa Acessa Escola disponibiliza o recurso BlueLab que permite o professor realizar atividades virtuais e em rede com os alunos de um modo pratico, eficiente e dinâmico.
Professores da nossa Escola Estadual Profª Mirella Pesce Desidere já participaram da preparação oferecida pelas estagiarias Adriane Lomas, Carol Antonucci e Raquel Boscoli e estão fazendo o uso da sala.
A professora entrevistada conta um pouco sobre sua experiência.

Como você se tornou professora?
Desde pequena adorava brincar de escolinha com minha vizinha, mas eu só queria ser professora Então, aos 16 anos fui fazer Magistério. Logo que me formei, fui cotratada para dar aulas na pré-escola municipal e na escola estadual. E daí por diante percebi que tinha escolhido a profissão certa. Amo o que faço já fui coordenadora, mas o que gosto mesmo é dar aulas. Apesar de que nos dias atuais me sinto desvalorizada pelos órgãos educacionais e desrespeitada pelos alunos.

Qual a importância da inclusão digital dos alunos?
A educação hoje necessita de recursos midiáticos para se vincular à vida dos estudantes, é preciso perceber esses recursos como um potencial que existe e pode fazer diferença no processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração as mudanças que as tecnologias provocam na cultura, na sociedade, no sujeito, na língua, nas formas de pensar e de construir conhecimento.

Como você vê a importância da sala de internet juntamente com o programa Acessa Escola?
O uso das tecnologias no processo de aprendizado possibilita o aluno participar da criação de seu ambiente de estudos, ele passa a interagir com a pesquisa, fazer parte do seu contexto escola. A tecnologia é mais um item do programa acessa nos dá o suporte necessário para a utilização das tecnologias no processo ensino / aprendizagem.

Conte sobre sua experiência na utilização da sala...
O caderno do aluno do 9° ano de Inglês inicia com um texto em modelo de fórum. Discutindo a respeito do assunto e do que é um fórum, resolvi junto com os alunos criar um fórum. Como não tinha Blog, meus alunos sugeriram que eu os adicionasse no meu Facebook, e criasse um grupo para postar o questionamento sobre o sentido de estudar, com isso discuti sobre o assunto em inglês. Então, agendei horário na sala de internet para que esses pudessem postar seus comentários no Facebook. Foi uma experiência bem interessante, e o mais importante, os alunos amaram, já que o Facebook é uma ferramenta usada por eles a todo o momento.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Palestra

Na ultima segunda-feira dia 03 de setembro Iracema PCOP de História, esteve na escola Mirella apresentando aos alunos do 3° ano A, as caracteristicas economicas, sociais e culturais do continente africano.
Essa foi mais uma das atividades q...
ue a escola realiza na intenção de fazer com que os nossos alunos compreendam que as diferenças físicas e culturais de fato existem, mas que nada justifica que pessoas sejam tratadas de maneira desigual. Com essa conciência saberão defender a dignidade humana.
Ver mais