terça-feira, 8 de maio de 2012

Entrevista




Entrevista

O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, conduzida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, que tem por objetivo promover a inclusão digital e social, além de estimular o uso da internet para enriquecimento da formação cultural, intelectual e social dos usuários das escolas da rede estadual de ensino.
O programa Acessa Escola disponibiliza o recurso BlueLab que permite a realização de atividades virtuais em rede com os alunos de um modo pratico, eficiente e dinâmico.
A partir daí a professora responsável pela sala de leitura da nossa escola Rita de Cássia Damasceno em parceria com professoras elaborou os seguintes projetos para serem desenvolvidos na sala de internet:

1. Lendo Monteiro Lobato: Em parceria com as professoras Maria José da Silva Cunha e Tânia Alves de Almeida para alunos de 6 ano tem como objetivo conhecer a vida e obras de Monteiro lobato, apreciando e valorizando o precursor da Literatura Infantil brasileira.

2. Hora do conto: Em parceria com as professoras Eva Gonçalves Bezerra e Márcia Cristina G. Tomitan com o objetivo de levar a leitura literária de uma maneira lúdica para que os alunos conheçam a obra, o autor e as historias, tanto de cunho popular como as eruditas e contemporâneas.

Entrevistamos a professora responsável pelo projeto...

Profª: Rita de Cássia Damasceno

1-Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional: Quando era aluna, a matéria que eu mais gostava era Português, principalmente  a parte de literatura, sempre gostei de contar e ouvir histórias. Decidi então cursar Letras. Hoje gosto muito do que faço, pois acredito que a literatura transforma as pessoas, pois amplia sua visão de mundo.

2-Qual a importância da inclusão digital dos alunos? Se não tivéssemos a inclusão digital o saber continuaria nas mãos de poucos. Não devemos ter preconceito às novas linguagens que surgem, mas procurar entendê-las e aplicá-las com direcionamento à ampliação de conhecimentos. Os alunos com os quais trabalhamos não apresentaram dificuldades quanto ao uso da internet, ao contrário, a dominam e ainda nos ensinam a lidar melhor com ela.

3-Como você vê a importância do programa Acessa Escola para alunos e professores? O programa Acessa Escola contribui para ampliação de conhecimentos, uma vez que pode ser usado como recurso pedagógico para aprofundamento de pesquisas de conteúdos trabalhados em sala de aula, estendendo a cultura e divulgando-a nas redes sociais.

4-Como foi sua experiência de utilizar a sala de internet como parte de seu projeto? Faz parte dos projetos da Sala de Leitura promover  atividades de leitura para os alunos conhecerem mais sobre a vida e obras de autores. As atividades de leitura incluem a contação de histórias que são trabalhadas em sala de aula e complementadas com o programa Acessa Escola. Os alunos vêm até a sala de internet e juntos pesquisamos sobre o autor. A pesquisa realizada pelo site de busca Google http://www.360cities.net/image/sala-do-stio-do-pica-pau-amareto-brazil#0.00,0.00,70.0 , nos possibilitou uma visita virtual pelo Museu Monteiro Lobato, situado na cidade de Taubaté, dando a sensação de estarmos caminhando pelos cômodos e bosque do Museu.

0 comentários:

Postar um comentário