GESTÃO ESCOLAR 2011

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO


DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE
E.E. PROF.ª MIRELLA PESCE DESIDERE

PLANO DE GESTÃO ESCOLAR 2011 – 2014

I – Identificação da Unidade Escolar
Ato de criação: Decreto nº 20.349 de 08/01/1983
CNPJ: 51.399.327/0001-19  Código CIE: 049724  Código UA: 62489
Endereço: Avenida Ana Jacinta, 1801
Bairro: Cohab
Município: Presidente Prudente              Estado: São Paulo
CEP: 19.066-030
Telefones: (18) 3906.1690 e 3906.1875

II – Cursos oferecidos em 2011

Curso
Série/ Ano
Horários de atendimento

Ato de autorização/criação (DOE)
Ensino Fundamental CicloII
5ª a 8ª/
6º a 9º
7h às 12:20h
13h às 18:20h
Decreto Nº 20.349 D.O.  de 08/01/1983 Seção I Pág 02

Ensino Médio
1ª a 3ª
7h às 12:20h
19h às 23h
Resolução Nº 345 de 10/12/1984 D.O. de 13/12/1984
Espanhol
1ª  e 2ª  EM
19h às 23h
Res. SE – 5 de 14/01/10 e Port. CENP/DRHU de 19/05/2010





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III – Histórico da unidade escolar
No ano de 1983, no Conjunto Habitacional Bartolomeu Bueno de Miranda, nome este que hoje, embora importante, muitos dos jovens já nem se lembram mais, pois para os íntimos, que são todos os que vivem e trabalham neste bairro é simplesmente COHAB, foi atendido o anseio de todos os que para aqui vieram com suas famílias, num bairro ainda sem asfalto, sem infraestrutura, muito distante do centro da cidade, era inaugurada a Escola Estadual de Primeiro Grau da Vila COHAB, que depois recebeu o nome de uma das importantes educadoras que trabalharam no município de Presidente Prudente, a Professora Mirella Pesce Desidere.
Assim, nascia esta que hoje faz parte da vida da COHAB, da vida da cidade e da vida de todos nós, a Escola Estadual Mirella Pesce Desidere.
O lema da Secretaria da Educação à época – para cada bairro uma escola – concretizou o sonho dos moradores do núcleo habitacional. Assim, aos 28 dias do mês de janeiro de 1983, foi inaugurada oficialmente a Escola Estadual de Primeiro Grau da Vila Cohab, criada pelo Decreto Nº 20.349, publicado no Diário Oficial de 08 de janeiro de 1983, devendo funcionar com 39 classes em quatro períodos. Assumiu a direção da escola a profª Zilda Shigueko Ohata.
Na ocasião estiveram presentes à solenidade de inauguração o Sr. Prefeito Municipal, Dr. Benedito Aparecido do Lago; a Profª, Lucille Elias, Diretora da DRE – PP; o  Profº, Samuel Brondi, Delegado de Ensino – PP e o Profº, Eustázio de Oliveira Ferraz, Supervisor de Ensino da UE. A inauguração contou com a presença de professores, alunos e pais, comunidade em geral e demais autoridades civis.





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            A denominação da escola com o nome da Profª Mirella Pesce Desidere decorreu do Projeto de Lei 146/83 de 27 de abril de 1983, do então Deputado Estadual Valter Lemos Soares, resultando na Lei 3827 de 19 de setembro de 1983, assinada pelo Sr. Governador André Franco Montoro, publicada no Diário Oficial de 20 de setembro de 1983.

IV – Histórico do Patrono
            A saudosa Profª Mirella Pesce Desidere, nasceu em Nola, na Itália, em 1º de dezembro de 1925 e naturalizou-se brasileira. Filha de Manfredi Pesce e Helena de Mori, foi casada com o Dr. Adelch Desidere de quem ficou viúva em 1º de setembro de 1972. Teve dois filhos, Giampreio Desidere e Maria Helena Desidere.
            Iniciou sua carreira profissional em 1º de maio de 1948 como professora no Curso de Aplicação da Escola Normal Particular São José, em Jaú, interior do Estado de São Paulo. Dedicou sua vida à educação. Foi professora de latim da Escola Normal e Ginasial Dr. Luiz Zacharias na cidade de Monte Alto, de 1948 a 1951. Sempre lecionando latim, foi professora secundária interina no Instituto de Educação Estadual Caetano Lourenço de Camargo em Jaú e professora de latim efetiva do Instituto de Educação Estadual Fernando Costa, de março de 1956 a maio de 1979. No Instituto de Educação Fernando Costa foi designada para exercer a função de Assistente de Direção a partir de abril de 1968. Aposentou-se em 26 de maio de 1979 como professora da Escola Estadual de 2º Grau Fernando Costa, em Presidente Prudente.






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V – Dados complementares da escola:

Dependência Administrativa: Estadual

Períodos de funcionamento: Manhã, Tarde e Noite
Horários:
7h às 12h20m
13h às 18h20m
19h às 23h
Número de Turmas por turno:
·         Manhã: 13 turmas
·        Tarde:  12 turmas
·         Noite:   11 turmas
Equipe Gestora:
·         Diretora de Escola: Ms. Deise Maria Santos de Aguiar
·         Vice-diretora: Célia Regina Zangirolamo Araújo
·         PCP do Ensino Fundamental: Elizabete Reco de Oliveira
·         PCP do Ensino Médio: Maria José Pazzine Alessi
·         Gerente de Organização Escolar: Rita de Cássia Ravazzi Ribeiro
a) Diretora da Escola:

Nome: Ms. Deise Maria Santos de Aguiar

Número de anos de experiência no Magistério: 34 anos
Número de anos de experiência na direção da presente escola: 7 anos
Total de anos de experiência em direção de escola: 14 anos
     b) Forma de indicação para o cargo de direção: Concurso

                                          



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       c) Nível de formação profissional:
  • Ensino Médio – nome do Curso: Científico
     Ano em que concluiu: 1971
  • Ensino Superior – nome do Curso: Ciências Biológicas
     Ano em que concluiu: 1975
      Pedagogia
      Ano em que concluiu: 1992
  • Pós-Graduação: Mestrado em Educação
 Ano em que concluiu: 2008
Especialização em Gestão Escolar
Ano em que concluiu: 2010

VI – Histórico de relação e de inserção da escola na comunidade (análise situacional):
A Escola Estadual Profª Mirella Pesce Desidere, localizada à Avenida Ana Jacinta, 1801, no bairro Cohab, na cidade de Presidente Prudente, São Paulo,  mantém o ensino fundamental ciclo II (5ª/6º a 8ª/9º série/ano), ensino médio e oferece desde 2010 o curso de espanhol, semestral, para alunos das 1ª séries do ensino médio, fora do horário regular. Os cursos mantidos pela escola estão distribuídos nos períodos diurno e noturno, ministrados em 200 dias de efetivo trabalho escolar, sendo a carga horária de 1.080 horas para o ensino fundamental, 1.200 horas para o ensino médio diurno, 1.080 horas para o ensino médio noturno e 80 horas para o curso de espanhol, com matrícula opcional para os alunos das 1ª séries do ensino médio.
Grande parte dos alunos atendidos por esta escola apresenta um perfil sócioeconômico de nível médio-baixo, residem no próprio bairro ao qual



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pertence a escola ou em bairros adjacentes como Cecap, Jardim Santa Paula, Jardim Everest, Jardim Balneário, Jardim São Geraldo, Jardim Vale Verde I e II, Parque Cedral, Jardim Novo Bongiovani, Maré Mansa, Jardim Cobral, Jequitibás, Servantes I e II e outros. Pesquisas recentes realizadas com os alunos indicam que cerca de 90% residem em casa própria e 70% possuem meios de locomoção próprios; 50% dos pais possuem o primeiro grau completo, 40% o segundo grau e 10% o curso superior, aproximadamente; 95% dos pais dos alunos trabalham nas mais diversas profissões, como pedreiros, motoristas, eletricistas, pequeno comércio, funcionários públicos e outros; 35% dos alunos também participam da renda familiar e 65% das famílias ganham acima de três salários mínimos. Uma pequena parcela dos alunos necessita de apoio material, pois sofre os reflexos das dificuldades da economia brasileira como, por exemplo, a falta de emprego e/ ou o subemprego.    
A escola é bem conceituada na comunidade escolar e no município em razão das suas diretrizes e propostas de ação para o ensino, que priorizam uma educação democrática de qualidade voltada para a formação do jovem crítico, autônomo e protagonista de sua história na sociedade, bem como em razão, também, da importância dada à qualidade das relações pessoais e interpessoais que se estabelecem na escola e à preocupação constante com a sua estrutura física, a conservação das suas dependências e dos seus espaços.
Atualmente, a escola possui cerca de 2% de alunos de inclusão, o que exige o redimensionamento da prática pedagógica no sentido de um trabalho interdisciplinar que, somente terá sucesso através do trabalho coletivo orientado numa nova concepção de educação, pautada pelos princípios da equidade e da inclusão na educação.

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A escola conta com um efetivo de 63 professores e 21 funcionários. Há uma demanda crescente por vagas na escola e a fila de espera perdura durante todo o ano letivo. Nota-se que os pais estão satisfeitos com a escola e contribuem da maneira que podem e, a maioria valoriza a educação que a escola oferece, percebe que seus filhos precisam estudar e deseja que os mesmos concluam o ensino médio. Por ser uma escola inserida no bairro, atendendo alunos que geralmente residem próximo à escola, encontramos muita facilidade no trato com os responsáveis e há um diálogo constante, uma vez que a direção pauta por manter a escola aberta à comunidade; quando precisamos falar com um pai ou uma mãe basta um telefonema ou um comunicado e logo estamos conversando com o/a mesmo/a na sala da direção ou coordenação, além do que sempre temos pais circulando pela escola nos diferentes horários.
            Como lazer, a comunidade, em sua maioria, tem acesso a atividades esportivas, visita amigos e parentes, freqüenta as igrejas dos bairros e, aos domingos e feriados os jovens, principalmente, se reúnem nas diversas lanchonetes e sorveterias localizadas na Avenida Ana Jacinta, a principal via do bairro. Tanto alunos quanto familiares têm acesso à internet e muitos desenvolvem outras atividades fora da escola, principalmente cursos ligados à área tecnológica e ao mercado de trabalho. O aspecto dos alunos é saudável, com hábitos de higiene pessoal desenvolvidos.
O curso noturno requer uma atenção diferenciada, uma vez que parte dos alunos são trabalhadores e necessitam de apoio e incentivo para as tarefas diárias na escola. Alguns demonstram cansaço e desinteresse pelos estudos em decorrência do trabalho, outros apresentam problemas diversos que os impedem de manter uma freqüência regular e consequentemente apresentam



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dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho, resultando num índice maior de evasão e retenção no curso noturno.   São jovens cujas idades variam de 15 a 19 anos, com interesses distintos, alguns com baixos níveis de aspirações em relação ao seu próprio futuro, e descrença quanto à possibilidade de uma vida melhor via os estudos. Mas, também temos alunos que se preparam para fazer uma faculdade, que aspiram uma vida melhor e entendem que o nível de escolaridade lhes possibilitará um futuro profissional diferenciado. Uma parcela significativa dos nossos alunos se inscreve para os vestibulares nas universidades da região – Unoeste, Toledo, Uniesp e Unesp – sendo aprovados nos diferentes cursos do ensino superior.
            No período da tarde a escola atende os alunos de 5ª/6º série/ano a 7ª/8º série/ano, com idades compreendidas entre 10 e 13 anos, tornando-se o período mais trabalhoso por se tratar de crianças e jovens que chegam à escola, oriundos de diferentes escolas municipais, e que deverão adaptar-se às nossas normas de convivência e comportamento. Uma pequena parcela destas crianças e jovens não tem hábitos de estudo, apresentam dificuldades de aprendizagem e concentração para os estudos, não tem responsáveis com ascensão sobre eles, no reduto familiar, capazes de impor-lhes os limites necessários para o convívio harmonioso com o “outro” e como conseqüência, na escola, os mesmos extrapolam frequentemente esses limites. Desta forma, no período, há um dispêndio maior de tempo e energia com problemas comportamentais.   
            A escola tem procurado fazer o seu trabalho de forma motivadora, através de parcerias com a Unesp desenvolvendo projetos de química e física na sala de aula; atividades que envolvam jogos, gincana cultural, filmes,




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excursões, contação de histórias, rodas de leitura, teatro, trabalho solidário, informática e outros, e através do diálogo constante entre alunos, professores, coordenadores, direção e funcionários de apoio.
            As características da clientela desta escola fazem dela uma organização complexa, que exige da equipe escolar reflexão constante sobre os procedimentos a serem adotados no tratamento dos alunos. Ao mesmo tempo que temos alunos com excelente desempenho, convivemos com outros que apresentam problemas sérios de comportamento, assiduidade, aprendizagem e relacionamento, cuja solução infelizmente nem sempre está ao nosso alcance, embora não possam ser ignorados, pois interferem constantemente no desempenho do aluno. Além disso, convivemos com diferentes modos de organização familiar, famílias com problemas econômicos e a inclusão, que vem exigir um novo olhar para o ensino e a aprendizagem.
            Desde sua fundação a escola vem passando por melhorias, tanto do ponto de vista físico quanto pedagógico. É comum nos depararmos com alunos cujos pais concluíram o 2º grau na escola “Mirella”, denominação carinhosa e mais utilizada pela população não só dos bairros por ela atendidos, mas por toda Presidente Prudente.

a)    Características físicas e pedagógicas:
A Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere está localizada no bairro Cohab, num terreno de aproximadamente 5.200 m2, com 1.620 m2 de área construída. Possui 13 salas de aula, relativamente pequenas, sendo que uma é utilizada como sala de multiuso, com capacidade para comportar aproximadamente 40 pessoas, equipada com uma televisão, aparelho de DVD e equipamentos de som e multimídia.



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No setor administrativo, ao adentrar a escola, temos um hall de entrada com balcão de atendimento da secretaria; um pequeno depósito de materiais e arquivo morto; a secretaria, equipada com 4 computadores com acesso a Internet e duas impressoras; a sala da coordenação e sala da direção e vice-direção, ambas equipadas com computador e impressora; em seguida temos uma pequena copa; a sala de professores, equipada com televisão e 2 computadores com acesso a internet e impressora, acervo de mapas e material pedagógico para as áreas de exatas e humanas, podendo ser utilizada tanto para reuniões quanto para o encontro dos professores nos intervalos entre aulas; seguindo temos os banheiros masculino e feminino para professores e funcionários.
Em seguida, temos a sala de leitura com espaço para estudo, contando com um acervo bastante diversificado para alunos e professores, computadores e impressora; sala de informática do Acessa, bem organizada, pequena, equipada com 12 computadores, tendo dois armários para materiais como softwears educativos e Dvds; uma impressora a laser, acesso à Internet, uma televisão de vinte e nove polegadas. A sala de informática faz parte do Programa Acessa Escola e conta atualmente com 3 alunos estagiários, funcionando nos três períodos.
 A escola possui, ainda, uma sala pequena utilizada para atender os alunos das turmas de recuperação; uma sala utilizada pelas professoras de educação física, equipada com armários para os materiais esportivos e equipamentos próprios para a prática de atividades esportivas – mesas de tênis, bambolês, cordas, bolas de diferentes modalidades esportivas, jogos de damas, xadrez, dominós, varetas, petecas, balança, jogos de frescobol e outros; um pequeno espaço onde guardamos a Fanfarra da escola.



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A escola possui, também, um espaço adaptado para funcionar como zeladoria, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço; uma cozinha com despensa, equipada com os mais diversos utensílios necessários para o preparo da merenda escolar; banheiros de alunos e alunas; uma quadra poli-esportiva pequena, coberta; um pátio coberto, equipado com mesas e bancos onde os alunos tomam a merenda, circulam pelos intervalos, praticam tênis de mesa, xadrez, damas ou outras atividades pedagógicas; uma cantina pequena, administrada pela APM, com a ajuda de trabalho voluntário de funcionários, mães e gestores, como forma de suprir a unidade com recursos complementares para a sua manutenção.

b)   Recursos humanos:
Esta escola conta com uma equipe de gestão composta por uma diretora titular de cargo, nomeada através de concurso público, e uma vice-diretora, designada para esse posto de trabalho pela Dirigente Regional de Ensino, mediante proposta da direção da escola; duas coordenadoras pedagógicas para os cursos de ensino fundamental e médio. A equipe de gestão tem como função garantir a execução do planejamento, organização, coordenação, avaliação e integração das atividades da unidade escolar.
Um núcleo Administrativo, composto pela secretária de escola, nomeada para o cargo através de concurso público; uma oficial administrativa, igualmente nomeada para o cargo que ocupa; três agentes de organização escolar, também nomeadas para o cargo por concurso público, sendo que uma encontra-se afastada junto ao TRE, com função de apoio administrativo ao processo educacional e à direção da escola.




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            Um núcleo operacional, composto por três agentes de organização escolar, nomeadas para o cargo através de concurso público, exercendo a função de inspetoras de alunos; seis agentes de serviços escolares, também nomeadas através de concurso público, sendo que destas, duas encontram-se readaptadas, exercendo funções leves, de acordo com o rol de atribuições estabelecidas em seus processos; um zelador, funcionário público municipal, escolhido e aprovado pelo Conselho de Escola; estes com função de apoio ao conjunto de ações complementares (limpeza, vigilância, manutenção, conservação, disciplina ) da escola.
            Um corpo docente composto de trinta e seis professores efetivos, titulares de cargo, nomeados através de concurso público; vinte e quatro professores ocupantes de função-atividade, com sede de controle de freqüência na unidade escolar; alguns professores eventuais; quatro professoras readaptadas, auxiliando no trabalho na Sala de leitura, no atendimento aos professores e alunos e secretaria. Esse núcleo tem como função o desenvolvimento das atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

VII – Histórico de resultados (indicadores externos: SARESP/IDEB/IDESP e outros) e de participação em projetos:
IDESP: Criado a partir de 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo é um indicador que avalia a qualidade das escolas estaduais paulistas, considerando dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar em cada nível de ensino. O índice de fluxo escolar corresponde à taxa média de aprovação nas séries de cada nível de ensino.



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Série/ano
Indicadores

IDESP 2007
Desempenho
Fluxo
8ª/9º  EF
3,60
0,92
3,30
3ª  EM
1,86
0,75
1,40
   
                                                                                                                                                                                   

Série/ano
Indicadores

IDESP 2008
Desempenho
Fluxo
8ª/9º  EF
3,29
0,95
3,11
3ª  EM
2,47
0,82
2,03



Série/ano
Indicadores

IDESP 2009
Desempenho
Fluxo
8ª/9º  EF
3,48
0,9443
3,29
3ª  EM
3,10
0,7559
2,34




Série/ano
Indicadores

IDESP 2010
Desempenho
Fluxo
8ª/9º  EF
2,86
0,9175
2,62
3ª  EM
2,42
0,8048
1,95


            A partir do IDESP de 2007 a Secretaria de Estado da Educação estabeleceu metas de qualidade do ensino para cada escola, tendo como objetivo promover a melhoria constante de todas as escolas.



                                 

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Série/ano
METAS 2008
METAS 2009
METAS 2010
METAS 2011
8ª/9º  EF
3,40
3,23
3,41
2,81
3ª  EM
1,50
2,13
2,45
2,13



Série/ano
Indicadores

IDESP 2011
Desempenho
Fluxo
8ª/9º  EF
2,73
0,8488
2,62
3ª  EM
2,73
0,7096
1,94



Série/ano

IDESP 2011

IDESP 2012
8ª/9º  EF
2,32
2,52
3ª  EM
1,94
2,13




IDEB: É a combinação de dois indicadores educacionais – Aprovação e Desempenho dos estudantes – obtidos, respectivamente, a partir do Censo Escolar e da Prova Brasil. As metas do IDEB para as escolas foram estabelecidas considerando cada estágio de desenvolvimento educacional dessas unidades de referência e, também, a diminuição das desigualdades entre elas. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como metas que, até 2022, o IDEB do Brasil para os anos finais do ensino fundamental seja 5,5 – média correspondente a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.









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8ª série do Ensino Fundamental – Alunos participantes 2007
Escolas estaduais do Brasil
1.246.371

Escolas municipais do Brasil
548.589

Escolas estaduais de São Paulo
395.013

Escolas municipais de São Paulo
99.474

Escolas estaduais de Pres. Prudente
2.259

Escolas municipais de Pres. Prudente
-

EE Profª Mirella Pesce Desidere
157









Anos finais do Ensino Fundamental 2007


Brasil
UF
Município
Escola

Aprovação
78,2
88,8
87,2
91,6
Prova Brasil:
Português
Matemática

228,93
240,56

232,31
243,31

229,98
244,21

243,24
256,47
IDEB

3,5
4,1
4,0
4,5


8ª série do Ensino Fundamental – Alunos participantes 2009
Escolas estaduais do Brasil
1.224.856

Escolas municipais do Brasil
613.511

Escolas estaduais de São Paulo
362.372

Escolas municipais de São Paulo
105.397

Escolas estaduais de Pres. Prudente
2.021

Escolas municipais de Pres. Prudente
-

EE Profª Mirella Pesce Desidere
123














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Anos finais do Ensino Fundamental 2009


Brasil
UF
Município
Escola

Aprovação
79,7
90,9
88,1
94,4
Prova Brasil:
Português
Matemática

236,96
240,29

240,83
243,51

240,22
244,30

254,56
253,09
IDEB

3,7
4,3
4,2
4,8



Enem 2010: Exame Nacional do Ensino Médio

Escola

Participantes
Prova Objetiva
Taxa de particip.
Média
Ling. e códigos
Média
Matem.
Média
Ciênc.
Hum.
Média
Ciên.
Natur.
Média
Nas
Objet.
EE Mirella
Pesce
Desidere


104

55%

495,90

493,01

526,44

466,79

494,54



























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RESULTADOS OBTIDOS EM 2010

  1. Fluxo Escolar (resultados ao final do ano letivo)


ENSINO FUNDAMENTAL
Série/
Ano
Total de
Matrículas
%
Transf.
%
Evadi
dos
%
Reti
dos
%
Apro
vados
%
5ª/6º
114


7

2

1

104
97
6ª/7º
150


2

3

1

144
97
7ª/8º
256


25

1

8

222
96
8ª/9º
241


24

12

30

175
81
TOTAL
761


58

8

40

645
92




ENSINO MÉDIO
Série/
Ano
Total de
Matrículas
%
Transf.
%
Evadi
dos
%
Reti
dos
%
Apro
vados
%


218

17

9
4
41
20
151
79


216

22

6
3
35
18
152
78


213

29

4
2
18
10
162
88

Total
647

68

19
3
94
16
465
80

Total
Geral
1400

126

27
2
134
11
1110
90


     


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RESULTADOS OBTIDOS EM 2011

  1. Fluxo Escolar (resultados ao final do ano letivo)



ENSINO FUNDAMENTAL
Série/
Ano
Total de
Matrículas
%
Transf.
%
Evadi
dos
%
Reti
dos
%
Apro
vados
%
5ª/6º
153


11

2

0

140
100
6ª/7º
115


7

1

5

102
95
7ª/8º
152


9

1

9

133
94
8ª/9º
263


23

3

73

164
69
TOTAL
683


50

7
1
87
14
539
85



ENSINO MÉDIO
Série/
Ano
Total de
Matrículas
%
Transf.
%
Evadi
dos
%
Reti
dos
%
Apro
vados
%


268

33

13

71

151
68


226

27

10

52

137
73


203

22

10

29

142
83

Total
697

82

33

152

430
74

Total
Geral
1380

132

40
3
239
19
969
78





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Evasão
      A evasão ocorre, prioritariamente, no curso noturno em virtude de diversos fatores, sendo os principais o trabalho, as dificuldades de aprendizagem e em decorrência o desinteresse, a baixa freqüência, o desestímulo e a inviabilização de um tratamento individualizado para os alunos propensos à evasão, uma vez que são muitos estudantes por sala.
      A escola realiza reuniões com os responsáveis, conselhos de classe/série com participação de todos os alunos, principalmente no curso noturno, levantamento da freqüência e notas realizado bimestralmente e conversas individuais com os alunos faltosos, além de reuniões com as classes do noturno a cada final de bimestre, quando são apresentados os gráficos de aproveitamento da turma.
      O resultado destas ações garantiu que a evasão ficasse em torno de 2% a 3%, permanecendo nos mesmos níveis dos últimos anos.
      Esperamos que a evasão em 2012 permaneça no mesmo patamar, em torno de 2% a 3%, que consideramos normal em virtude do número de alunos matriculados, da característica dos nossos estudantes – muitos trabalhadores – e, principalmente, em virtude das dificuldades de aprendizagem.


Retenção
      A retenção ocorre em virtude da baixa freqüência, dificuldades de aprendizagem, desinteresse, desestímulo e conseqüente falta de estudo. Consideramos, ainda, que decorre também da inviabilização de um tratamento individualizado para alunos com dificuldades de aprendizagem, devido do número de estudantes por sala e, também, em razão da não participação nas aulas de reforço e recuperação oferecidas pela escola. É preciso registrar, também, que a retenção se deve em parte devido às dificuldades de aprendizagem daqueles estudantes que foram promovidos em decorrência do sistema de Progressão Continuada adotado na rede pública estadual, uma vez que os mesmos não possuem os conhecimentos necessários para a continuidade de seus estudos, não adquiriram o hábito de estudo e se encontram desmotivados para enfrentar suas dificuldades.  
      As ações realizadas são as mesmas que citamos anteriormente ao tratarmos da evasão, porém os resultados divergem, pois o índice de retenção aumentou de um ano para o outro.
      Em 2012, pretendemos inserir mais uma ação àquelas já praticadas pela escola. Acompanhamento aos alunos com necessidade de apoio ao longo





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do ano letivo e ao final de cada semestre letivo pretendemos instituir duas semanas de atividades de recuperação de ensino e aprendizagem para que os estudantes possam superar as dificuldades constatadas. Nestas duas semanas os professores deverão propor diferentes situações de ensino e aprendizagem para os alunos trabalharem, com o objetivo de sanar as suas dificuldades.
      Esperamos aumentar a promoção para 90%, no mínimo, como resultado das ações que visam a redução do índice de retenção da escola.  


  1. Recuperação Paralela em 2011



ENSINO  MÉDIO

TOTAL DE ALUNOS INCLUÍDOS

%
DE FREQUENCIA
%  DE RECUPERADOS ENTRE OS FREQUENTES
 PORTUGUÊS

43
5%
5%
MATEMÁTICA







ENSINO  FUNDAMENTAL

TOTAL DE ALUNOS INCLUÍDOS

%
DE FREQUENCIA
%  DE RECUPERADOS ENTRE OS FREQUENTES
 PORTUGUÊS

123
60%
45%
MATEMÁTICA

94
70%
55%

            Se considerarmos todos os alunos incluídos inicialmente, nas turmas de recuperação, podemos observar pelos dados acima que a freqüência foi um pouco acima da média, portanto, a recuperação paralela não ocorreu conforme


                        


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o desejado, em decorrência de diversos motivos. Entre eles podemos mencionar a baixa freqüência dos alunos; a dificuldade para encontrar profissionais com formação adequada; a falta de interesse e motivação dos estudantes para os estudos; os mesmos conteúdos ensinados da mesma maneira, não garantindo a aprendizagem; a impossibilidade de o aluno vir à escola fora do horário regular e outros.
            Assim, tendo em vista o número de alunos que realmente participaram das aulas de recuperação, observamos que a porcentagem de alunos recuperados em português ficou abaixo da média, enquanto em matemática a porcentagem ficou na média.


  1. Atividades Curriculares Desportivas


TOTAL DE TURMAS EM 2011

TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS
%
DE FREQUÊNCIA
3

102
85%

            A escola organiza os horários das Turmas de ACD em seqüência às aulas regulares para evitar a infreqüência. Consideramos a freqüência, em torno de 85%, positiva, uma vez que há uma parcela de alunos que normalmente desistem de participar das Atividades Curriculares Desportivas em decorrência de fatores diversos como dificuldades encontradas com a própria modalidade esportiva ofertada, ou por que descobrem que não gostam da modalidade escolhida, assumem outros compromissos após o horário regular das aulas, etc.
            As Turmas de ACD são importantes para a comunidade escolar, pois possibilita que os alunos se envolvam em atividades educativas que utilizam e integram o esporte como instrumento pedagógico, contribuindo no desenvolvimento social dos alunos participantes, uma vez que aprendem a agir e tomar atitudes necessárias a cada situação ocorrida dentro e fora da escola, auxiliando na formação dos mesmos enquanto cidadãos responsáveis pelos seus atos.
            As Turmas vem apresentando bons resultados nas competições e eventos, sendo possível observarmos mudanças de atitudes em vários alunos nos aspectos relacionados a auto-controle, autonomia, liderança e disciplina.
           




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Em 2012 estão sendo mantidas as Turmas de Futsal Mirim Masculino, Tênis de Mesa e Xadrez, tendo em vista os resultados positivos já mencionados.

VIII – Equipe de professores em 2011

  1. Quadro de professores

Professor

Formação
Disciplinas
Rosangela Perez Guedes 
Português
Portugues
Adriana M. N.Caravina
Português
Portugues
Carlos F Freixo dos Santos
Português/Ing
Portugues
Ligia Regina A da Trindade
Português
Português
Maria José S. Cunha
Português
Português/Leit.
Eva Gonçalves Bezerra
Português
Português/Leit.
Lucinéia Sandro Stuque
Português
Portugues
Márcia Cristina G Tomitan
Português
Reforço port.
Tânia Alves de Almeida
Port/Ing/Leit.
Port/Ing/Dac P.
Helena Maria F. Z. Braiani
Port/Ingl
Inglês
Cinthia Carla de O Donadão
Inglês
Inglês
Marcelo de O. Miranda
Matemática
Matemática
Flavia de Azevedo Fulop
Matemática
Matemática
Luciana Cristina N Mirandola
Matemática
Matemática
Julio César Vidotto
Matemática
Matemática
Joelma M. de Araújo
Matemática
Matemática
Sonia Mª de A. Botosso
Matemática
Matemática
Maria Sueli P. Ederli
Matemática
Matemática
Maria de Fátima S oliveira
Matemática
Matemática
Rose Beatriz T. Fernandes
Matemática
matemática
Graciella M. Saito
Matemática
Matem./Reforço
Renata Elaine M Cordeiro
Matemática
Matemática
Rosemary C. Jardim
História
História
Adriana de F.S. Brancatti
História
História
Eliane Cristina  O. Rodrigues
História
História
Silmara Mª S. Hy Mussi
História
História






                 
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Sílvia Helena de Lima
Geografia
Geografia
Rita de Cássia A Nascimento
Geografia
Geografia
Carla Regina de Almeida
Geografia
Geografia
Eunice Isquierdo M.Valério
Geografia
Geografia
Fabiana Apda. S. Suter
Biologia
Biologia
Maria Apda. R. Oliveira
Ciências/Mat
Ciência/matem.
Marli Martins de Castro
Ciências
Ciências
Edi Carlos Ferreira
Ciências/Biol.
Biologia/ciências
Vera Apda. A. Andrade
Física
Física
Mª. Cristina S.C.Delfim
Sociologia
sociologia
José Augusto de Almeida
Sociologia
Sociologia
Mario Apdo. Rodrigues
Filosofia
Filosofia
Wilson Cristovam
Filosofia
Filosofia
Aparecida da S. Teodoro
Ed. Física
Ed. Física
Maria  Bueno do Nascimento
Ed. Física
Ed. Física
Ivo Gomes da Silva
Química
Química
Adriano Ikuta Anunciação
Química
Química
Anay Regiane B. Batista
Arte
Arte
Débora Salomão dos Santos
Arte
Arte


Total de professores que ministram aulas na unidade escolar em 2011


47
Total de professores com sede de controle de freqüência na unidade escolar em 2011

37

IX – Equipe de Apoio Técnico-administrativo em 2011:

Agente de Organização escolar:
  1. Odila Mª Stafuzza Voltareli
  2. Aparecida Domingos Alves
  3. Maria Inez Mazzaro







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  1. Isilda Cancian Dias
  2. Antonia Maria N. de brito
  3. Cleusa Aparecida Maranho Moreira
  4. Maria Aparecida Pereira Gomes
  5. Loide Carmelia B. Cavalcante
  6. Yuriko Sato Koga

Agente de Serviços escolares:

  1. Cinira Henares Bortoletto
  2. Maria Zélia Soares da Silva
  3. Clarice Viturino de Souza
  4. Maria Carmelita da Silva
  5. Maria Aparecida de Lima Oliveira
  6. Maria Cecília de Lima Esplindola


X – Instituições Escolares:

  1. Associação de Pais e Mestres:

Assembléia Geral: 19/05/2011
Calendário de reuniões:
28/03/2011
04/07/2011
05/09/2011
07/11/2011

Conselho Deliberativo:

Representantes dos Professores:
Débora Salomão dos Santos: Brasileira, solteira, professora, RG 20.003448, CPF 120.889.378-54, Rua Claudionor Sandoval, 1313, Jardim Paulista, Presidente Prudente, SP.

Carlos Francisco Freixo dos Santos: Brasileiro, casado, professor, RG W700391, CPF 925.948918-00, Rua das Palmas, 87, Cecap, Presidente Prudente, SP.





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Valéria Lopes Stipsky: Brasileira, casada, professora, RG 16.269.068, CPF 069.755.448-16, Rua João de Matos, 85, Vale Verde I, Presidente Prudente, SP.

Rita de Cássia Néspoli Damasceno: Brasileira, casada, professora, RG 16.255.840, CPF 097.545.978-39, Rua Visconde de Barbacena, 40 apt. 63, São Judas Tadeu, Presidente Prudente, SP.

Representante dos Pais:
Celene Cavalari de Lima: Brasileira, casada, RG 22.505.836-4, CPF 118.996.498-83, Rua das Mangueiras, 265, Cohab, Presidente Prudente, SP.

Marco Antonio Martins: Brasileiro, casado, RG 16.258.246, CPF 104.148.168-38, Rua Alberto Cervelini, 21, Jd. Sta. Paula, Presidente Prudente, SP.

José Carlos Fernandes: Brasileiro, casado, RG 7.630.212, CPF 724.638.728-53, Rua Antonio Ruiz, 598, Cohab, Presidente Prudente, SP.

Sonia Regina Vieira: Brasileira, casada, RG 21.916.947, CPF 069.905.778-78, Av. Juscelino Kubitschek, 1380, Bloco G Ap. 34, Cecap, Presidente Prudente, SP.

Erynat Fátima Fernandes: Brasileira, casada, RG 17.050.105, CPF 069.754.398-69, Rua Sibiperunas, 196, Cohab, Presidente Prudente, SP.

Representantes dos Alunos:

Marcela Renata Corazza Maranho: Brasileira, solteira, estudante, Rua das Paineiras, 248, Cohab, Presidente Prudente, SP.

Gabrieli Rodrigues: Brasileira, solteira, estudante, Rua Santo Mescolote, 39, Jardim Mediterrâneo, Presidente Prudente, SP.

Vilma Pinheiro da Costa: Brasileira, casada, estudante, Rua Adelino Rodrigues Gatlo, 810, Jd. Monte Alto, residente prudente, SP.

Presidente nato do Conselho Deliberativo:
Deise Maria Santos de Aguiar: Brasileira, casada, Diretora de Escola, RG 14.134563, CPF 005.298878-35, Rua Josino Guerner, 86, Vila Claudia Glória, Presidente Prudente, SP.



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Conselho Fiscal:

Maria Cecília de Lima Esplindolas: Brasileira, casada, RG 19.525597 , CPF 544.658268-34  Rua Santim Victor Menoti, 85, Jardim São Paulo, Presidente Prudente, SP.

Célia Regina Zangirolamo Araújo: Brasileira, casada, RG 15.452637-X, CPF 045.977088-80, Rua Manoel Espinhoza, 195, apt. 801, Jardim Bongiovani, Presidente Prudente, SP.

Tereza Peral Ernandes Morel: Brasileira, casada, RG 13.258.814, CPF 017.654.998-60, Rua dos Ipês Amarelos, 111, Cohab, Presidente Prudente, SP.

Diretoria Executiva da APM

Diretora Executiva:
Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira: Brasileira, desquitada, professora, RG 8.551.367-2, CPF 062.019.688-22, Rua das Magnólias, 229, Cecap, Presidente Prudente, SP.

Vice-Diretor Executivo:
Marli Martins de Castro: Brasileira, casada, professora, RG 10.907.093-8, CPF 121.137.308-80, Rua Paulo Eiró, 530, apt 302, Vl. Cidade jardim, Presidente Prudente, SP.

Secretária:
Maria José Pazzini Alessi: Brasileira, casada, professora, RG 10.532284, CPF 037.463298-76, Rua Prefeito Florivaldo Leal, 179, Jardim Alto da Boa Vista, Presidente Prudente, SP.


Diretora Financeira:
Elizabete Reco de Oliveira: Brasileira, casada, professora, RG 11.122., CPF 165.027928-04, Rua Eulália Chagas, 95, Residencial Florenza, Presidente Prudente, SP.








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Vice-Diretor Financeiro:
Julio César Vidotto: Brasileiro, casado, professor, RG 19.386.056, CPF 069.770.548-08, Rua Paulo Mazzaro, 402 Ap. 44, Centro, Álvares Machado, SP.

Diretora Cultural:
Márcia Aparecida Verniz Vilela: Brasileira, casada, RG 16.402122-x, CPF 048.191058-17, Rua Aldo Zanutto, 180, Servantes I, Presidente Prudente, SP.

Diretora de Esportes:
Maria Bueno do Nascimento: Brasileira, solteira, professora, RG 13.928166-1, CPF 049.774238-80, Rua Maria Trindade de Jesus, 430, Conjunto Ana Jacinta, Presidente Prudente, SP.

Diretora Social:
Luzia Magiolo Crepaldi: Brasileira, casada, RG 24.773.058-0, CPF 121.169.188-80, Rua 21 de Setembro, 545, Cohab, Presidente Prudente, SP.

Diretora de Patrimônio:
Maria José da Silva Cunha: Brasileira, casada, professora, RG 13.929711, CPF 270.628994-53, Rua Antonio Lopes de Azevedo, 403, Vila Marcondes, Presidente Prudente, SP.

  1. Grêmio Escolar:

Data da última eleição: 18/05/2011

Diretoria do Grêmio Estudantil Carlos Drummond de Andrade – 2011-2012
Presidente: Natalia Sakamoto Campesi – 1ª B
Vice-presidente: Matheus Oliveira de Souza Cruz – 2ª E
Primeiro secretário: Marcelo de Oliveira Silva – 1ª B
Segundo secretário: João Vitor Conti Parron – 1ª B
Primeiro Tesoureiro: Victor Franco Alves – 1ª B
Segundo Tesoureiro: Bruno kauane Ortiz – 1ª B
Orador: Mateus Armino da Silva – 1ª B
Diretor Social: Guilherme de Miranda Lopes – 8ª G
Diretor de Imprensa: Marcio Elias Tomaz Filho – 1ª B
Diretor de Esportes: Rafael Bueno Ferreira – 1ª B
Diretor Cultural: Letícia Vieira Pinheiro – 1ª B
Primeiro Suplente: Nicole Roiek Sezanowitch – 1ª A




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XI – Colegiados Escolares:

  1. Conselho de Escola:

Data da última eleição: 19/05/2012
Calendário de reuniões:
28/03/2011
04/07/2011
05/09/2011
07/11/2011
Relação de componentes:
Pais:
  1. Cristina Monteiro de Souza
  2. Tiago Armino da Silva
  3. Cristina Aparecida Gonzáles
  4. Maria Aparecida Ferrari
  5. Erynat Fátima Fernandes
  6. Alexandre dos Santos
  7. Nympha Gláucia Felix
  8. José Carlos Fernandes
  9. Celene Cavalari de Lima
  10. Vera Rosely Sartori Artero

Professores:
1.    Silvia Helena de Lima
2.    Maria Bueno Nascimento
3.    Maria José da Silva Cunha
4.    Carlos F. freixo dos Santos
5.    Maria Apda. Rodrigues Oliveira
6.    Luciana Cristina N. Mirandola
7.    Anay Regiani B. Batista
8.    Rosangela Peres Guedes
9.     Vera Apda. Aranha Andrade
10.  Adriana de Fátima S. Brancatti
11.  Aparecida da Silva Teodoro
12.  Rosemary Castro Jardim
13.   Fabiana Silva Sutter
14.   Mario Aparecido Rodrigues






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Funcionários e Gestores:
  1. Maria José Pazzini Alessi
  2. Elisabete Reco de Oliveira
  3. Maria Cecília de Lima Esplindola
  4. Célia Regina Z. Araújo
  5. Maria Carmelita da Silva
  6. Loide Carmélia B. Cavalcanti

Alunos:
  1. Nicole Roiek Sezanowitch
  2. Tamires Ramos Fernandes
  3. Thainá Ferreira Atencia
  4. Natalia Sakamoto Campesi
  5. Letícia Vieira Pinheiro


  1. Conselho de Classe e Série/Ano
Calendário de reuniões:
09/05/2011
08/07/2011
13/10/2011
14/12/2011

XII – Gestão Escolar

Dimensão da Gestão Escolar

Potencialidades
Desafios
Gestão de Resultados Educacionais:
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Desempenho dos alunos:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Evolução favorável em relação às médias nacionais/estadual/regional;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Redução da taxa de abandono;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Redução da distorção idade-série.


<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Elevar a taxa de aprovação em todas as séries e disciplinas
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Adequar a metodologia às necessidades do aluno







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<!--[if !supportLists]-->b)    <!--[endif]-->Desempenho geral da escola
<!--[if !supportLists]-->·       <!--[endif]-->Os resultados da escola indicam tendência crescente no nível de satisfação da equipe escolar, dos pais e da comunidade em relação aos serviços prestados;

<!--[if !supportLists]-->·       <!--[endif]-->Tendência de melhoria da qualidade dos processos de gestão e serviços da escola
·         Cumprir as metas estabelecidas nos planos da escola;
Gestão Participativa
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Comunicação regular entre a equipe escolar, pais e a comunidade
<!--[if !supportLists]-->·     <!--[endif]-->A equipe se reúne com freqüência
<!--[if !supportLists]-->·     <!--[endif]-->Compromisso e preocupação da equipe escolar com os alunos e com a escola
<!--[if !supportLists]-->·     <!--[endif]-->Auxiliar, estimular e apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem para atingir o nível esperado;
<!--[if !supportLists]-->·     <!--[endif]-->Elevar os padrões de trabalho e comportamento
Gestão Pedagógica
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Ensino e Aprendizagem
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Existência de um Currículo organizado e articulado;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Profissionais comprometidos com práticas efetivas dentro da sala de aula;

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Definir uma metodologia de ensino a ser seguida na escola
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Garantir o avanço de todos os alunos




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Gestão de Pessoas
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Pessoal docente e não docente
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->A direção tem definidas as funções e atribuições da equipe da escola;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->A direção acompanha e avalia as atividades desenvolvidas;
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->A equipe se dispõe a participar de cursos de atualização
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Melhorar a formação dos professores
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Implantar um sistema de auto avaliação para todos os segmentos da escola
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Avaliar o desempenho do professor na sala de aula

Gestão de Serviços de Apoio
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Planejamento das ações
<!--[if !supportLists]-->b)    <!--[endif]-->Objetivos claros
<!--[if !supportLists]-->c)    <!--[endif]-->Rotina organizada
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->A escola define em conjunto os objetivos, metas e estratégias e os planos de ação
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Todos da equipe procuram realizar bem o seu trabalho
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Os procedimentos administrativos são bem definidos
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Melhorar o sistema de comunicação entre os setores e colaboradores
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Definir claramente os objetivos comuns com a comunidade escolar
Gestão de Manutenção do Prédio Escolar
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Instalações adequadas da escola
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Prédio bem conservado
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Há espaço para ampliações
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Construção de um anfiteatro
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Melhorar a participação da comunidade escolar na conservação do patrimônio






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Gestão de Recursos Financeiros
<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Adequação do uso dos recursos


<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Os gastos são efetuados de acordo com os procedimentos legais
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Os recursos são gastos de acordo com as necessidades detectadas pela escola
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Emitir relatórios de prestação de contas regularmente durante o ano
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Ampliar a participação do Conselho de Escola e APM



XIII – Espaço Físico da Escola


Espaço


Qtd

Condição de uso
Espaço com necessidade de reforma – Plano de ação
Acessibilidade para usuários portadores de deficiências


Reforma em curso efetuada pela FDE
Salas de aula
14
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Impermeabilização do piso  
Encaminhar solicitação para FDE
Execução com verba de manutenção
Sala de recursos audiovisuais
0
A escola não possui este espaço
Encaminhar solicitação para FDE
Secretaria
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Direção e vice-direção
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Coordenação
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Sala do Acessa Escola
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Quadra esportiva
1
Regular – está em reforma
Reforma em curso efetuada pela FDE




<!--[if !vml]--><!--[endif]-->SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
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Cozinha
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Cantina
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Zeladoria
1
Regular – dependência adaptada
Encaminhar solicitação para FDE
Corredores e acessos

Regular 
Reforma em curso efetuada pela FDE
Sanitários de alunos
2
Regular – necessita reforma no piso
Execução com verba de manutenção
Sanitários administrativos
2
Boa; necessita de reforma na rede de esgoto
Execução com verba de manutenção
Sala de Leitura
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Sala dos professores
1
Boa; necessita reforma das esquadrias das janelas
Encaminhar solicitação para FDE
Sala de ed. Física
1
Regular – necessita reforma do piso e janela
Execução com verba de manutenção
Corredores e dep. administrativas
9
Impermeabilização de piso
Execução com verba de manutenção
Depósito de materiais
1
Regular – espaço insuficiente; necessita ampliação ou construção de almoxarifado
Encaminhar solicitação para FDE
Arquivo morto
0
Falta espaço próprio
Encaminhar solicitação para FDE

<!--[if !supportLists]-->a)    <!--[endif]-->Potencialidades do espaço físico para promoção do processo de ensino-aprendizagem:
A escola possui espaços físicos que favorecem a promoção do ensino-aprendizagem, como a sala de leitura, a sala de informática do Programa Acessa Escola, a quadra de esportes coberta e até mesmo o pátio e o jardim, que muitas vezes são utilizados em atividades educativas.
<!--[if !supportLists]-->b)    <!--[endif]-->Problemas no espaço físico para promoção do processo de ensino-aprendizagem:
Falta-nos um espaço para atividades culturais, como a projeção de um filme, apresentações de teatro, dança, reuniões, palestras e outros eventos, ou seja, um anfiteatro de pequeno porte.




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XIV – Recursos Financeiros 2011/2012


Periodicidade do repasse
Valor  
Valor total anual
Repasse Estadual:
Manutenção
Trimestral
R$ 4.287,50
R$ 4.322,50
R$ 4.424,00
R$ 13.034,00
Repasse estadual:
DMPP*
Trimestral
R$ 1.225,00
R$ 1.249,00
R$ 1.243,00
R$ 3.717,00
Repasse estadual:
Mutirão Trato na Escola
Anual
R$ 7.900,00
R$ 7.900,00
Repasse Federal:
PDDE
Anual
R$ 15.490,80
R$ 15.490,80
Recursos próprios:
APM
Mensal (fev. a nov.)
R$ 400,00
R$ 3.600,00
Total de repasses previstos em 2011

R$ 40.541,80
R$ 41.741,80
Total de recursos recebidos em 2011


R$ 41.741,80
*Repasse somente em 2011

XV– Metas de gestão e estratégias para consecução

Nº da meta
Dimensão da gestão escolar
Meta
Quantificação
Período de consecução
Estratégia
1
Gestão pedagógica
Fazer com que 100% dos professores adotem o  currículo articulado e organizado pelo estado
Aumentar em 10% a utilização do currículo articulado e organizado
biênio
Estudos do currículo;
Acompanhamento da prática de sala de aula;
Definição de metodologia de trabalho.



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2
Gestão pedagógica
Garantir o avanço de todos os alunos
Aumentar o índice de aprovação em 30%
Biênio
Promover a recuperação contínua;
Reuniões com alunos e pais;
Conselho de classe participativo.

3
Gestão de resultados
Elevar a taxa de aprovação em todas as séries e disciplinas;

Aumentar o índice de aprovação em 30%
Biênio
Adequar a metodologia às necessidades do aluno
4
Gestão de resultados
Cumprir as metas do Idesp 2011 propostas p/ a escola

Atingir a meta de 2,81 nas 8ª séries do EF e 2,13 nas 3ª séries do EM
Anual
Reunião com pais de alunos das séries avaliadas;
Aplicar o provão bimestral.

5
Relacional:
Gestão de pessoas
Acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas na escola p/func e professores
Avaliar 60% do efetivo da unidade escolar
Anual
Implantar um sistema de auto avaliação para todos os segmentos da escola;
Avaliar o desempenho do professor na sala de aula.






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6
Gestão participativa
Participação dos pais na vida escolar dos alunos;

Aumentar em 30 % a participação dos pais nas reuniões;


Anual
Preparação das reuniões;
Horário de reuniões compatível p/ pais;

7
Manutenção (infraestrutura)
Construção de um anfiteatro;
Melhorar a participação da comunidade escolar na conservação do patrimônio
Aumentar em 20% a participação da comunidade escolar na preservação do patrimônio.
Anual
Reuniões com pais e alunos;
Interação prof/aluno;
Solicitação FDE.


XVI – Planos de cursos mantidos pela Unidade Escolar

  1. Ensino Fundamental:
    • Objetivos: No ensino fundamental a escola pretende que os alunos tenham uma formação que lhes possibilite utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções da cultura.
    • Currículo: A escola desenvolve o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
    • Carga horária 2011: 27 aulas semanais e 1.080 horas anuais
    • Carga horária 2012: 30 aulas semanais e 1.200 horas anuais
    • Projetos da Proposta Pedagógica da Escola 2011:
<!--[if !supportLists]-->1.    <!--[endif]-->Gincana Junina
<!--[if !supportLists]-->2.    <!--[endif]-->Torneio Inter-Classes 2011
<!--[if !supportLists]-->3.    <!--[endif]-->Projeto Sala de Leitura
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Projetos da Proposta Pedagógica da Escola 2012:
<!--[if !supportLists]-->1.    <!--[endif]-->Gincana Artística e Cultural Folclórica
<!--[if !supportLists]-->2.    <!--[endif]-->Torneio Inter-Classe 2012
<!--[if !supportLists]-->3.    <!--[endif]-->Feira de Ciências




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DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE
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<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Programa da Secretaria de Estado da Educação:
<!--[if !supportLists]-->1.    <!--[endif]-->Lugares de Aprender
<!--[if !supportLists]-->2.    <!--[endif]-->Agita Galera
<!--[if !supportLists]-->3.    <!--[endif]-->Acessa Escola

  1. Ensino Médio
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Objetivos: O Ensino Médio, por ter a característica da terminalidade, tem por objetivo assegurar a todos os alunos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos em nível Superior; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania e dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos processos produtivos da sociedade contemporânea.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Currículo: A escola desenvolve o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Carga horária:
2011: 30/32 aulas semanais e 1.200/1.280 horas anuais
2012:
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Diurno: 30/32 aulas semanais e 1.200/1.280 horas anuais
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Noturno: 27/29 aulas semanais e 1.080/1.160 horas anuais
                                  
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Projetos da Proposta Pedagógica da Escola 2011
<!--[if !supportLists]-->1.    <!--[endif]-->Gincana Junina
<!--[if !supportLists]-->2.    <!--[endif]-->Torneio Inter-Classe 2011

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Projetos da Proposta Pedagógica da Escola 2012
<!--[if !supportLists]-->1.    <!--[endif]-->Gincana Artística e Cultural Folclórica
<!--[if !supportLists]-->2.    <!--[endif]-->Torneio Inter-Classe 2012
<!--[if !supportLists]-->3.    <!--[endif]-->Feira de Ciências
<!--[if !supportLists]-->4.    <!--[endif]-->Projeto Sala de Leitura

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Projetos/Programa da Secretaria de Estado da Educação
<!--[if !supportLists]-->4.    <!--[endif]-->Lugares de Aprender
<!--[if !supportLists]-->5.    <!--[endif]-->Agita Galera
<!--[if !supportLists]-->6.    <!--[endif]-->Prevenção Também se Ensina
<!--[if !supportLists]-->7.    <!--[endif]-->Acessa Escola






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XVII – Sistema Organizacional (Plano de Trabalho)

Segmento
Objetivos
Metas
Estratégia
Ação
Resultado
Aval.



Direção e Vice-direção
Construção coletiva do Projeto Pedagógico
Gestão Coletiva
Facilitar a interação dos grupos componentes do universo escolar
Planejamento participativo;
Aplicação da legislação;
Reuniões p/ debate sobre a educação;
Acompanhamento do projeto pedagógico; promover a recuperação dos alunos
Elaboração, consolidação e implementação do Projeto educacional;
Melhorar a qualidade do ensino

Avalia
ção realizada com todos os segmentos da escola nos perío
dos








Direção e Vice-direção



Exercer as funções de líder na escola

Facilitar a interação, mediar conflitos e articular o trabalho
Distribuir os afazeres e controle das ações
Delegar competências e designar comissões para as tarefas
Exercício da liderança e prática de agregar os indivíduos
de planejamento e replanejamen
to
Manter um ambiente propício ao desenvolvi
mento do trabalho

Otimizar as relações na escola
Ter coerência nas ações, palavras e atitudes
Tratar a todos com urbanidade e manter postura adequada no trato c/ o outro
Ambiente de trabalho saudável e progressista

Melhoria da qualidade dos serviços

Recupe
rar o valor social da função do diretor

Informar a população do seu direito de ver atendidas suas necessidades ind e colet.
Atender pais, alunos, professores, servidores, órgãos superiores, inst. auxiliares
Mais eficiência no atendimento à comunidade escolar.






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Secreta
ria da escola


Organizar documenta
ção e escrituração e participar da administra
cão geral

Ser referencia em prestação de serviços e atendimento
Orientações em serviço e ambiente acolhedor
Reuniões organizativas e premiações e incentivos
Eficiência  no atendimento e ambiente saudável e acolhedor



Profes
sores coorde
nadores



Estimular o trabalho coletivo; buscar melhores resultados; acompanhar o projeto pedagógico e a aplicação do currículo oficial
Melho
rar a qualida
de do ensino; aumen
tar o índice de aprova
ção
Acompanhamento das aulas; controle de freqüência; observação e avaliação contínua das propostas de trabalho; recuperação dos alunos
Reuniões de HTPC coletivo; análise de resultados bimestrais; propiciar formação docente nos htpcs; acompanha
mento das aulas
Elaboração, consolidação e implementação do Projeto educacional;
Melhor qualidade do ensino



Conse
lho de escola

Participar da gestão pedagógica, administrati
va e financeira da escola
Ampliar a participação nas deci
sões
Reuniões bimestrais
Organizar reuniões com representan
tes da comunidade escolar
Fortalecer a instituição e ampliar a participação dos membros do Conselho


Conse
lho de classe e ano


Avaliar o ensino e aprendiza
gem
Reunir todo o colegia
do bimes
tralmen
te
Compatibili
zar horários para reunir todos os professores da classe/ano
Organizar reuniões de conselho com participação dos alunos classe/ano
Melhorar a qualidade da educação básica oferecida aos alunos da escola



APM



Auxiliar o processo educacional através da integração família-escola-comunidade
Ampliar a participação da APM nas deci
sões
Reuniões bimestrais
Organizar reuniões com representan
tes da comunidade escolar
Fortalecer a instituição e ampliar a participação dos pais e demais membros







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Grêmio escolar



Congregar o corpo discente da escola; defender os interesses dos alunos; promover atividades culturais, esportivas e outras; defender o ensino público de qualidade 

Instituir um grêmio atuante na escola
Promover reuniões com representan
tes de classe; acompanhar os conselhos de classe e ano; promover eventos na escola
Organizar reuniões do grêmio e com alunos; organizar atividades culturais e esportivas; participar dos conselhos escolares
Melhorar o ensino na escola; ampliar a participação do grêmio; conscientizar os alunos da importância da educação básica de qualidade



XVIII – Dias e horário das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)
  • 2011

Nível de ensino

Dia e horário da HTPC
Ensino Fundamental

2ª feira – 16:50 às 18:50
Ensino Médio

2ª feira – 16:50 às 18:50

  • 2012

Nível de ensino

Dia e horário da HTPC
Ensino Fundamental

2ª feira – 17:55 às 18:55
Ensino Médio

2ª feira – 17:55 às 18:55









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I .  Cursos oferecidos em 2012

Curso
Série/ Ano
Horários de atendimento

Ato de autorização/criação (DOE)
Ensino Fundamental CicloII
5ª a 8ª/
6º a 9º
7h às 12:20h
12:20h às 17:05h
Decreto Nº 20.349 D.O.  de 08/01/1983 Seção I Pág 02

Ensino Médio
1ª a 3ª
7h às 12:20h
19h às 23h
Resolução Nº 345 de 10/12/1984 D.O. de 13/12/1984



II .  Equipe de professores em 2012

Professor

Formação
Disciplinas
Rosangela Perez Guedes           
Português
Portugues
Adriana M. N.Caravina
Português
Portugues
Carlos F Freixo dos Santos
Português/Ing
Portugues
Maria José S. Cunha
Português
Português/Leit.
Eva Gonçalves Bezerra
Português
Português/Leit.
Márcia Cristina G Tomitan
Português
Reforço port.
Tânia Alves de Almeida
Port/Ing/Leit.
Port/Ing/Dac P.
Helena Maria F. Z. Braiani
Port/Ingl
Inglês
Cinthia Carla de O Donadão
Inglês
Inglês
Flavia de Azevedo Fulop
Matemática
Matemática
Luciana Cristina N Mirandola
Matemática
Matemática
Silvia Emiko O. Fukase
Matemática
Matemática
Joelma M. de Araújo
Matemática
Matemática
Grasiele Gonçalves Andrade
Matemática
Matemática
Cristiane Barcella Silva
Matemática
Matemática
Rose Beatriz T. Fernandes
Matemática
Matemática





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Graciella M. Saito
Matemática
Matem./Reforço
Renata Elaine M Cordeiro
Matemática
Matemática
Rosemary C. Jardim
História
História
Adriana de F.S. Brancatti
História
História
Eliane Cristina  O. Rodrigues
História
História
Estyven Castro Santos
História
História
Michele Oliveira de Souza
História
História
Sílvia Helena de Lima
Geografia
Geografia
Letícia Roberta Trombeta
Geografia
Geografia
Carla Regina de Almeida
Geografia
Geografia
Eunice Isquierdo M.Valério
Geografia
Geografia
Fabiana Apda. S. Suter
Biologia
Biologia
Maria Apda. R. Oliveira
Ciências/Mat
Ciência/matem.
Marli Martins de Castro
Ciências
Ciências
Edi Carlos Ferreira
Ciências/Biol.
Ciências
Vera Apda. A. Andrade
Física
Física
Donizete Antonio Marcelino
Física
Física
Sílvia Helena de Lima
Geografia
Geografia
Letícia Roberta Trombeta
Geografia
Geografia
Jorge Augusto B. Rosan
Geografia
Geografia
Carla Regina de Almeida
Geografia
Geografia
Eunice Isquierdo M.Valério
Geografia
Geografia
Fabiana Apda. S. Suter
Biologia
Biologia
Maria Apda. R. Oliveira
Ciências/Mat
Ciência/matem.
Marli Martins de Castro
Ciências
Ciências
Edi Carlos Ferreira
Ciências/Biol.
Biologia/ciências
Vera Apda. A. Andrade
Física
Física
Donizete Antonio Marcelino
Física
Física
Ricardo Santos da Silva
Sociologia
Sociologia
Mario Apdo. Rodrigues
Filosofia
Filosofia
Thiago Maeno Diamante
Filosofia
Filosofia
Aparecida da S. Teodoro
Ed. Física
Ed. Física
Maria  Bueno do Nascimento
Ed. Física
Ed. Física
Ivo Gomes da Silva
Química
Química
Anay Regiane B. Batista
Arte
Arte
Débora Salomão dos Santos
Arte
Arte          
Meire Luci Luna Gasqui
Arte
Arte
Marilene Costa Borgo
Arte
Arte
Silvia Helena B. Coura
Arte
Arte



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Total de professores que ministram aulas na unidade escolar em 2012


55
Total de professores com sede de controle de freqüência na unidade escolar em 2012

40

Professores readaptados com sede na Unidade Escolar:
  1. Maria Grandi de Oliveira
  2. Elenice Liberato G. Morata
  3. Valeria Lopes Stipsky
  4. Rita de Cássia N. Damasceno


<!--[if !supportLists]-->III.           <!--[endif]-->Grêmio Escolar 2012

Data da última eleição: 06 de abril de 2012

Presidente: Guilherme Silva Jacomin – 3A
Vice-presidente: Caroline Bianchi – 3A
Diretor financeiro: Adriani Lomas – 3A
Vice-diretor financeiro: Débora Piccinin Bossolani – 3A
Diretor social: Pedro Poletto – 2B
Vice-diretor social: Matheus Oliva – 8E
Diretor de esportes: Leonardo Gonsalves – 3A
Vice-diretor de esportes: Guilherme Miranda
Diretor cultural: Raquel Boscoli – 3A
Vice-diretor cultural: Pétala Martins – 3A
Diretor de comunicação: João Parron – 2B
Vice-diretor de comunicação: Mariana Parron – 6C













<!--[if !vml]--><!--[endif]-->SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
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IV.  Horário Administrativo 2012

HORÁRIO DOS GESTORES – 2012
<!--[if !supportMisalignedColumns]--> <!--[endif]-->

2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA

DEISE


7h30 – 9h30
13h00 – 19h00

7h00 – 15h00

7h30 – 15h30

15h00 – 23h00

15h00 – 23h00

CÉLIA


7h00 – 11h00
18h00 – 22h00

15h00 – 23h00

15h00 – 23h00

7h00 – 15h00

7h00 – 15h00


ELIZABETE

11h00 – 19h00

7h00 – 11h00
15h00 – 19h00

7h00 – 11h00
15h00 – 19h00


7h00 – 11h00
14h00 – 18h00

7h00 – 11h00
14h00 – 18h00

MARIA JOSÉ


8h30 – 12h30
17h00 – 21h00

8h30 – 12h30
17h00 – 21h00

8h30 – 12h30
17h00 – 21h00

8h30 – 12h30
19h00 – 23h00

8h30 – 12h30
19h00 – 23h00
















<!--[if !vml]--><!--[endif]--> 

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
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ANEXOS AO PLANO DE GESTÃO 2012



<!--[if !vml]--><!--[endif]-->





<!--[if !vml]--><!--[endif]--> 

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Alunos promovidos parcialmente em 2011

  1. 2A – Bruna Caroline da C. Guerreiro (DP de Português; Química e Matemática) – 3B (2012)
  2. 2A – Felipe Tibúrcio Negrão (DP de Português; Química e Matemática) – 3A (2012)
            A escola adota o sistema de orientação de estudos para os alunos que foram promovidos parcialmente. Os professores organizam as propostas de trabalhos e atividades, bimestralmente, para estes alunos e a coordenação mantém um controle de recebimento dos trabalhos, além de orientar os alunos quando solicitada e acompanhar o cumprimento dos prazos determinados para entrega dos trabalhos. A secretaria, por sua vez acompanha a entrega das notas de DP bimestralmente.
            O mesmo sistema será adotado com os alunos que porventura venham transferidos para esta unidade escolar no decorrer do ano letivo.



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